SOBRE a Semana da Química


Local das palestras e mesas redondas:

Canal do Youtube


 Em 2020 encontramos um desafio gigantesco para o desenvolvimento da XI Semana da Química, junto a um cenário novo para todos devido as restrições causadas pela pandemia do novo coronavírus, decidiu-se que pela primeira vez, o evento ocorreria totalmente online. Com o tema: uma abordagem em tempos de crise sanitária, a ideia era discutir sobre qual a função da química nessa nova realidade. Junto com os parceiros já recorrentes como o Programa de Pós-graduação em Química e a American Chemical Society, a semana ocorreu com diversas palestras, minicursos e mesas redondas agregando alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação de vários locais do país. Nesse ano tivemos o nosso maior números de inscrito de todos os anos: Foram 745!!!. Acreditamos que mesmo durante um período dificil conseguimos entregar um evento científico enriquecedor para todos os participantes, além de entrar em contato com tecnologias novas e explorar com mais afinco o mundo digital.

Em 2019 além da comemoração dos 10 anos da Semana da Química, o mundo celebra o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, instituído pela Assembleia Geral da ONU e pela UNESCO e queremos fazer parte desta festa. Queremos unir estes dois grandes momentos e promover um evento com a participarão os dois Departamentos de Química da UFC, juntamente com o Programa de Pós-graduação em Química. Assim, será um evento com muitas atividades interessantes para os alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da área e áreas correlatas. Contaremos com uma participação especial da ACS (American Chemical Society) com o “ACS on Campus” que é uma iniciativa da ACS promovido em centenas de instituições ao redor do mundo, trazendo os líderes mundiais em química, publicação, pesquisa, comunicação científica e desenvolvimento de carreira. Teremos muitos minicursos voltados a temas interessantes como química dos materiais, química medicinal, história da química, entre vários outros. Teremos palestras com pesquisadores/professores renomados que abordarão temas que vão desde a Tabela Periódica, escrita de artigos científicos até temas motivacionais. Acreditamos que faremos um evento muito rico cientificamente e que deixará ainda mais forte a Semana da Química da UFC.

  Em 2018, IX SEMANA DA QUÍMICA – QUÍMICA VERDE: DO COTIDIANO À INDÚSTRIA ocorreu no período de 22 a 26 de outubro de 2018. Durante os dias do evento ocorrerão minicursos, palestras, oficinas, visitas técnicas e apresentações de trabalhos científicos e acadêmicos. O tema foi escolhido de com base nos desafios mundiais para o desenvolvimento sustentável da Química. Este tema está inserido na agenda da ONU, formada por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos (até 2030). Dentre estes temas está o Objetivo 12, que objetiva “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”. A organização do evento contará com a presença de discentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química, do Pós-Graduação em Química, além de docentes do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e do Departamento de Química Analítica e Físico Química. Destaca-se ainda o apoio do Programa em Pós-Graduação em Química (Capes 6) da UFC.O evento teve um total de 213 inscrições, destas 129 foram de alunos de graduação, ensino médio e técnico, 39 alunos do Pós-Graduação em Química da UFC (PPGQ) e 45 professores, cujos participantes majoritários foram da UFC, no entanto tivemos participações do IFCE, UECE, UNINASSAU e SEDUC. O objetivo foi promover a interação entre todos os cursos e departamentos de Química da Universidade Federal do Ceará para discutir o tema em questão. Assim, foram trazidos para as palestras, mesas redondas e minicursos, além de profissionais renomados na academia e indústria química do Ceará, alunos egressos da UFC, que estão no mercado de trabalho, e estão se destacando nas suas áreas. Tivemos 06 palestras, 02 eventos da PPGQ, 07 minicursos, 03 oficinais, além de 02 visitas técnicas.

  Em 2017, ocorreu a VIII Semana da Química – Água: um desafio para o químico do futuro – no período de 23 a 27 de outubro de 2017. Durante os quatro dias do evento ocorreram minicursos, palestras, oficinas, visitas técnicas e apresentações de trabalhos científicos e acadêmicos. O tema foi escolhido de acordo a proposta da ONU, de adotar uma agenda de desenvolvimento sustentável. Esta agenda é formada por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos, até 2030. Dentre estes temas está a “ÁGUA”, com o objetivo de levantar propostas que assegurem a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todosA organização do evento contou com a presença de discentes dos cursos de Química Bacharelado, Química Licenciatura e Pós-Graduação em Química, além de docentes do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e do Departamento de Química Analítica e Físico Química, além do apoio do programa em Pós-Graduação em Química.

  Em 2016, ocorreu a VII Semana da Química – Química: uma ciência para o entendimento global – no período de 24 a 27 de outubro de 2016. Durante os quatro dias do evento ocorreram minicursos, palestras, oficinas, visitas técnicas e apresentações de trabalhos científicos e acadêmicos. O tema foi de acordo com o tema proposto pela UNESCO, de que o ano de 2016 seja o Ano Internacional para o Entendimento Global. A organização do evento contou com a presença de discentes dos cursos de Química Bacharelado, Química Licenciatura e Pós-Graduação em Química; docentes do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e do Departamento de Química Analítica e Físico Química; e com o apoio do programa em Pós-Graduação em Química. O número de inscritos foi de 230, entre alunos de graduação e pós-graduação em Química da Universidade Federal do Ceará e demais instituições de ensino do Ceará: Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Cariri (UFCa), FANOR, Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

  Em 2015, a VI Semana da Química – Explorando a Luz na Química – foi realizada no período de 26 a 29 de outubro de 2015.  O tema foi proposto de acordo com o fato de que no ano de 2015 foi celebrado o Ano Internacional da Luz. O evento teve na sua organização a presença de alunos do curso de Química Bacharelado da Universidade Federal do Ceará e de docentes do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará. No evento, pela primeira vez, contou com a inovação de visitas técnicas, que foi muito requisitado pelo público participante, além dos usuais minicursos, palestras, oficinas e conferências de abertura e encerramento. Inscritos no evento estavam alunos de graduação da UFC, da UECE, da FANOR, do IFCE e da UNILAB, além de alunos da Pós-Graduação em Química da UFC.

  A V Semana da Química – Química: Economia e Sociedade – foi realizada entre os dias 25 a 29 de agosto de 2014. A sua organização contou com a colaboração de professores e alunos dos cursos de Química. Foram realizadas oficinas artesanais, palestras, minicursos e grupos de debate que abordavam a contribuição do químico para a sociedade no cenário econômico e social.

  A IV Semana da Química – Química: Ciência, Incentivo e Inovação – foi realizada no período de 18 a 21 de junho de 2013, juntamente com o primeiro Encontro Cearense de Química (I ENCEQUI). Este evento foi desenvolvido com a necessidade de agregar estudantes de Química ou áreas correlatas, não só da UFC, mas também de outras instituições (federais, estaduais, privadas). Tal evento serve como um fórum de debates, discutindo acerca da situação da Química na sociedade e também como um local de convívio para que os alunos de diferentes instituições possam trocar suas experiências. A união entre a IV Semana da Química e o I ENCEQUI promoveu algumas mudanças na programação como um todo, sendo complementados as mesas redondas, os grupos de trabalho (GT’s), onde se levantava pautas relacionadas ao tema abordado e suas possíveis soluções; e uma Assembleia no intuito de oficializar tudo aquilo que foi abordado durante os GT’s. A programação também contava com 12 minicursos, apresentação de trabalhos, palestras, dentre outras atividades já presentes nas “Semana da Química” passadas.

  A III Semana da Química – Química para uma sociedade desenvolvida e sustentável – foi realizada entre os dias 18 e 21 de junho de 2012. A sua organização contou, dessa vez, apenas com os alunos dos cursos de Química da UFC. Em relação à II “SQ”, ampliou-se o número de minicursos, de palestras e de oficinas. Este evento contou com a apresentação de trabalhos, onde os participantes puderam compartilhar seus conhecimentos e experiências a partir de seus trabalhos divulgados em um espaço exclusivo. O número de participantes foi maior em relação ao do ano anterior. Vale salientar que boa parte deles vieram de outros municípios, dando, dessa forma, mais credibilidade e respaldo ao evento.

  Em 2011 foi comemorado o aniversário de 50 anos do CURSO DE QUÍMICA da Universidade Federal do Ceará, bem como O ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA. Nesse ano, profissionais de Química e áreas afins, de todo o Brasil, se empenharam na realização de atividades que tinham como objetivo principal a divulgação do papel da Química na sociedade. Na UFC, as atividades realizadas foram: a) II Semana da Química; b) criação do projeto “Química em Sintonia”; c) criação do site da Química UFC (www.quimica.ufc.br); d) criação do Clube da Química (CluQui), fomentado pelo CNPq (Proc.: 402138/2010-4 – Edital MCT/CNPq/CT-Ação Transversal 48/2010-Ano Internacional da Química). Dentre estas atividades, mereceu destaque a II Semana da Química – Química para um mundo melhor – que ocorreu no período de 15 a 18 de junho de 2011. O evento contou com palestras, minicursos, oficinas, gincanas e teatros, encerrando-se com uma corrida no Campus do Pici-UFC. Cerca de 300 alunos participaram do evento, sendo a maioria composta por alunos (> 90% eram da graduação) dos cursos de Química e Farmácia.


[TheChamp-FB-Comments language=”pt_BR”]